segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FERRAMENTAS DIGITAIS DE APOIO AO ESTUDO

Na apostila “Ferramentas digitais de apoio de estudo” do Módulo de Acolhimento do curso a distância oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora temos vários artigos escritos por professores e pesquisadores da própria instituição que nos orientam quanto aos recursos digitais utilizados para pesquisar na internet, bem como algumas dicas para aperfeiçoar e filtrar as informações obtidas.
Em meio à imensa quantidade de informações oferecidas facilmente na internet, é necessário saber localizar as mais relevantes, tendo primeiramente em mente as palavras chave, sua melhor combinação e conhecendo o funcionamento dos mecanismos de busca. Isso aperfeiçoará a busca e a obtenção de bons resultados na pesquisa na internet.
Há muitas opções de mecanismos de busca, a escolha dependerá do seu propósito. Nos portais educativos, por exemplo, podemos ter um acesso rápido e econômico ao conhecimento e aprofundar nossas pesquisas sobre um assunto específico.
Mas, como podemos avaliar o que encontramos na internet? Para isso podemos seguir alguns critérios:
. Autoria, credibilidade e citação.
. Intencionalidade.
. Conteúdo.
. Navegabilidade.
. Atualidade.
. Iteratividade.
. Publicação.
Uma ferramenta bastante importante no processo de aprendizagem on-line são os ambientes virtuais como, por exemplo, a Conferência Web, os blogs e wikispaces:
. Conferência Web: através dela dois ou mais participantes distantes poderão se encontrar e trocar conhecimentos e experiências em tempo real ou em tempos diferentes, como por exemplo, em aulas gravadas e disponibilizadas mais tarde nos pólos.
. Blog: é uma página da web, que se pressupõe ser atualizada com grande freqüência, através da colocação de mensagens constituídas por imagens ou textos, muitas vezes incluindo links para sites interessantes.
. Wikis: é um tipo de página na web, projetado para que seu conteúdo possa ser editado por qualquer um que tenha acesso a ele.
No processo de ensino e aprendizagem on-line os ambientes virtuais acrescentam interatividade, desenvolvendo nos alunos a capacidade de preparar atividades cooperativas e colaborativas, somando esforços e desenvolvendo competências, bem como compartilharem os resultados de seus estudos com os professores e outros estudantes.

Fonte: Apostila Ferramentas Digitais de Apoio ao Estudo. Módulo de Acolhimento. Minas Gerais: Juiz de Fora, 2009, p.7 - 81.


Nenhum comentário:

Postar um comentário