domingo, 20 de dezembro de 2009

TÉCNICAS DE ESTUDO

Anderson Luiz da Silva e Rodrigo Toledo França. “Técnicas de estudo”. Módulo de acolhimento. Minas Gerais: Juiz de Fora, 2009, p. 19 – 32.

O texto Técnicas de estudo, de Anderson Luiz da Silva e Rodrigo Toledo França, faz parte da apostila do Módulo de Acolhimento do curso à distância oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
No texto, os autores expõem que para se estudar um determinado texto devemos seguir alguns passos, são necessárias quatro leituras e em cada uma delas são retiradas partes do texto que possam ser usadas futuramente para consulta.
A primeira leitura deve ser feita sem nenhuma pausa, anotando as palavras desconhecidas e seu significado, construindo assim, um glossário.
A segunda leitura deve ser feita sem pressa e com mais atenção, separando as informações mais importantes, construindo um fichamento do texto, onde o leitor faz um esquema do texto colocando o que entendeu, com suas palavras, facilitando para eventuais consultas futuras. Lembrando que quando usamos alguma citação do autor, devemos colocá-la entre aspas, seguindo as regras técnicas.
Já na terceira leitura, devemos tentar identificar as principais pistas de forma a conhecer o tema proposto pelo autor, bem como a tese defendida e os argumentos utilizados para que o leitor aceite ou não a tese, produzindo assim um resumo do texto em que teremos uma noção geral do que foi tratado nele.
A quarta e última leitura é mais demorada, pois requer mais atenção que a terceira. É nela que devemos utilizar todas as anotações feitas anteriormente – glossário, fichamento e resumo – para produzirmos uma resenha onde podemos expressar nossa opinião quanto ao assunto abordado.
Ao estudarmos um texto desta maneira, através das quatro leituras, os autores nos comparam a um detetive que investiga as pistas que são oferecidas com o intuito de produzir um parecer final, que é a compreensão total do texto lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário